A doação de sangue será anotada na ficha funcional dos servidores estaduais e terá efeito em avaliações de desempenho. É o que determina o projeto de lei 1827-A/08, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (23/08). O texto do deputado Sabino (PSC) altera a Lei 3.269/99, responsável pelo benefício de um dia de abono para os funcionários públicos que doarem sangue. “Este projeto pretende avançar no estímulo às doações associando tão nobre ato à valorização profissional dos nossos servidores”, argumentou o autor. O Projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
(texto de Fernanda Porto)
Gostaria de fazer uma observação..
ResponderExcluirAcho muito valida essa iniciativa, pois a doação de sangue deveria ser uma rotina a todos aqueles que podem e estão preparados.
Vejo muitas pessoas que gostariam de doar mais acabam se acomodando. Por isso, iniciativas de incentivo como essa são validas, assim como projetos de banco de sangue intinerantes.
Entretanto, gostaria de fazer uma ressalva. E aqueles funcionários que estão impossibilitados de doar, como diabéticos, portadores de hepatite???
Acho valido a inclusão de alternativas para essas pessoas não serem prejudicadas por uma falta de oportunidade.
Vamos pensar nisso?