quinta-feira, 12 de agosto de 2010



O Deputado Sabino recebeu da Associação Civil Quintal de Ana o Troféu Amigo da Adoção. A homenagem foi entregue, dia 9, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Niterói para comemorar os dez anos da instituição. De acordo com Bárbara Toledo, fundadora do Quintal de Ana e atual presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, “o evento teve como objetivo mostrar o trabalho e homenagear a iniciativa dos fundadores do Quintal, que há 10 anos se uniram na luta para que toda a criança tenha direito à convivência familiar, independente de ser ela numa família biológica ou adotiva”.
Sabino recebeu o troféu em reconhecimento a sua atuação como presidente da Frente Parlamentar Pró-Adoção do Estado do Rio de Janeiro e pelo volume de Indicações e Projetos de Lei que produziu com foco nas questões ligadas à adoção ( veja a relação dos trabalhos parlamentares no final da matéria).
Durante o evento, foram apresentados programas e serviços desenvolvidos pela instituição e os resultados da parceria com a Petrobras, que além de patrocinadora, encabeça o Programa Um Lar Para Todos, que oferece assistência jurídica, psicológica e social às crianças abrigadas e as suas famílias, quando existe o risco social. A solenidade foi encerrada com a apresentação da cantora Cristina Mel, que deu seu depoimento como mãe adotiva e afirmou que a adoção salvou a sua vida
O Deputado Sabino, sensibilizado com a homenagem, ocupou a tribuna da Alerj, dia 10, para agradecer o Troféu Amigo da Adoção e dizer que “ os grupos de adoção precisam ser incentivados e apoiados. O ideal é que tivéssemos grupos de adoção de crianças em todos os 92 municípios fluminenses e, nas grandes cidades, tivéssemos mais de um, como é o caso da capital do nosso Estado. É preciso apoiar fortemente a ação dos grupos de adoção, que fazem um trabalho de sensibilização, de orientação, trocando experiência, preparando pessoas e preparando crianças. O Quintal da Casa de Ana de Niterói, brilhantemente fundada e dirigida pelo casal Bárbara Toledo e Sávio, é um norte para os programas de adoção do nosso Estado”, concluiu.
Trabalho Parlamentar com foco na adoção

• Criação da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção de Crianças e Adolescente - Pró-Adoção.
• Criação da Lei que institui a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes.
• Ampliação para 180 dias da Licença Adoção dos servidores e servidoras estaduais que adotarem crianças e adolescentes.
• Declaração como de utilidade pública do Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras - ADOTE.
• Criação da Comissão Estadual de Políticas de Adoção de Crianças e Adolescentes no Estado do Rio de Janeiro.
• Concessão de isenção de taxas cartorárias e de registro dos documentos necessários para o processo de adoção de crianças e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro.
• Alteração da redação da Lei Nº 3499, de 08 de dezembro de 2000, que cria o Programa Um Lar Para Mim e institui o Auxílio Adoção para o servidor público estadual que acolher criança ou adolescente órfão ou abandonado
• Desmembramento da Vara da Infância e da Juventude, da Vara ligada às questões do Idoso, nas Comarcas da Capital, de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Madureira.
• Apoio aos grupos de apoio à adoção e entidades afins
• Apoio às atividades públicas que marcaram a I Semana Estadual da adoção: lançamento da cartilha Adoção Legal, Segura e para Sempre, sessão solene na ALERJ, Exposição Fotográfica Mães do Coração e caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário