
Para marcar o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, a ser comemorado no próximo sábado (04/06), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), através da Diretoria de Comunicação Social e Cultura, abriu, nesta quinta-feira (02/06), a exposição “Criança in Defesa”, do artista plástico e urbanista piauiense Ronaldo Araújo. A mostra fica até 30 de junho no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, no Centro. “Comecei meu mandado estadual militando na defesa dos direitos da criança. Temos a responsabilidade de buscar políticas públicas em defesa de uma infância feliz. O trabalho do Ronaldo é um chamamento para uma reflexão cívica”, pontuou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), lembrando que a exposição antecede a Semana Estadual de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, que ocorrerá de 12 a 18 de junho.A Lei que institui a Semana Estadual de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente é de autoria do Deputado Sabino (PSC).
A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, deputada Claise Zito (PSDB), também falou sobre a importância da semana e elogiou a iniciativa da Casa e da ONU, parceira da Alerj na exposição. “Reconheço ser necessário fortalecer e incentivar os instrumentos de luta para a defesa dos direitos da infância. Mas o que me fascina é ver que pincéis e telas são valiosos instrumentos de luta”, elogiou, ao lado do diretor do Centro de Informações das Nações Unidas (Unic-Rio), Giancarlo Summa, que completou: "O dia internacional foi criado por causa de crianças desaparecidas na guerra do Líbano, nos anos 80, mas hoje elas continuam desaparecendo, mesmo fora da guerra. Por isso essa exposição é muito importante", acredita.
O dia internacional das crianças vítimas de violência foi criado pela ONU em 1982, sendo uma forma de refletir sobre o tema. O trabalho de Araújo reúne 20 pinturas a óleo sobre tela, cuja ideia é chamar a atenção para as questões que envolvem as crianças no seu cotidiano. “Minha inspiração foi minha filha. Comecei a associar os problemas urbanos com a criança, com a falta de espaço público de qualidade para ela. Depois isso se ampliou para os direitos da criança", disse o artista ao lado da filha, Lorena Araújo, de 10 anos.
Estiveram presentes ainda na exposição os deputados Rafael Picciani (PMDB), André Lazaroni (PMDB), Zaqueu Teixeira (PT), Luiz Paulo (PSDB), Roberto Henriques (PR), Thiago Pampolha (PRP) e Gustavo Tutuca (PSB), além da prefeita de Saquarema, Franciane Motta, e alunos do Colégio Francisco Portugal Neves.
Serviço:
Exposição “Criança in Defesa”
Palácio Tiradentes, Saguão Presidente Getúlio Vargas – Rua 1º de Março, s/n°, Centro do Rio. Segunda a sábado, das 10h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h.
Telefone: (21) 2588-1000
Entrada Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário