domingo, 23 de janeiro de 2011

DEPUTADOS ENCONTRAM-SE COM PREFEITOS DE CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS


Os deputados que integram a comissão instituída pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para acompanhar os trabalhos de resgate e reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas voltaram à Região Serrana nesta quinta-feira (20/01). Desta vez, os parlamentares, que já haviam percorrido separadamente as sete cidades atingidas por enchentes, enxurradas e desmoronamentos na última semana, foram em grupo a todas, e reuniram-se com seus prefeitos e vereadores. "Desta vez tivemos mais tempo e pudemos conversar com prefeitos, vereadores e com a população com mais calma, além de termos podido ir a áreas muito afetadas, como o Vale do Cuiabá, em Petrópolis, e em abrigos", contou o presidente da comissão, deputado Sabino (PSC).

Eles aproveitaram os encontros para saber junto aos prefeitos e vereadores quais seriam as possíveis medidas para atenuar a situação e facilitar a reconstrução da infraestrutura e economia locais. "Na Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto, por exemplo, foi sugerido que o estado mantivesse o recurso recolhido com o IPVA pago pelos moradores da região serrana integralmente nos municípios atingidos", relatou Sabino, explicando que a arrecadação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é, segundo a legislação vigente, dividida entre Estado e municípios, que ficam com 50% do arrecadado em seus territórios. O grupo, formado ainda pelo deputado Rogério Cabral (PSB) e pelos deputados recém diplomados Marcus Vinícius (PTB) e Bernardo Rossi (PMDB), também expôs aos representantes locais os seus objetivos, que vão do acompanhamento do que já vem sendo feito à sugestão de medidas permanentes para evitar novas tragédias naturais na região. Além de São José, os parlamentares percorreram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sumidouro e Areal.

O deputado Nilton Salomão (PT), que também integra a comissão, ficou em Teresópolis para acompanhar a reunião que o governador Sérgio Cabral teria com os prefeitos na tarde de hoje. Na próxima quarta-feira (26/01), a comissão especial se reunirá na Alerj para analisar os relatórios que vem sendo produzidos "E, também, os que os prefeitos ficaram de nos encaminhar, com uma relação de danos em cada cidade", informa Sabino Também fazem parte da comissão os deputados Flávio Bolsonaro (PP) e Olney Botelho (PDT).

Alerj e comissão de Pesca têm postos de coleta de donativos

Além da Alerj, que, desde a última semana, recebe donativos no saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes – das 10h às 17h –, uma comissão da Casa também se mobilizou para oferecer pontos de entrega de artigos de higiene, produtos de limpeza, colchonetes, roupas e alimentos não perecíveis. A Comissão Especial de Aquicultura e Pesca da Casa se uniu à comunidade de pescadores para oferecer quatro pontos de arrecadação. As colônias de Pescadores Z-13, nos núcleos Posto 6, na Avenida Atlântica, e Lagoa, na Avenida Borges de Medeiros (na altura do Parque dos Patins) receberão donativos das 8h às 16h. Também no mesmo horário, a colônia de pescador Z-11, na Av. Brasil, nº 8.666, próxima ao Piscinão de Ramos,estará rcebendo donativos. Já a Associação de Pregoeiros do Pescado receberá doações, das 7h às 16h, no prédio administrativo do Ceasa do Irajá (Avenida Brasil, 19.001). Em Niterói, a Colônia de Pescadores receberá doações, das 8h às 16h, na Avenida Visconde do Rio Branco, 10, ao lado do Mercado São Pedro; e o Sindicato dos Armadores de Pesca do estado, na Rua Engenheiro Fábio Goulart, 605, Ilha da Conceição, receberá donativos das 6h às 16h.

(texto de Fernanda Porto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário