segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SABINO SOLICITA A PERMANÊNCIA DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO EM MACAÉ


Preocupado com a situação da educação nos municípios do norte e noroeste fluminense, o deputado Sabino (PSC) solicitou ao secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia (foto 1), a permanência da Coordenadoria Regional da Região Norte Fluminense II em Macaé, durante uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira, dia 21, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Também estiveram presentes o secretário de Estado de Governo, Wilson Carlos, e 12 deputados estaduais, entre eles o presidente Alerj, Paulo Mello e do líder de governo, André Correa.

A Coordenadoria Regional que fica em Macaé, hoje dirigida pela Professora Tânia Jardim (foto 2)e atende aos municípios de Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras, deverá ser extinta em abril, conforme o decreto n° 42.828 de 4 de fevereiro, publicado no Diário Oficial do Governo do Estado. Sabino apresentou dados para pleitear a permanência da entidade devido a grande demanda da região. “Macaé é um pólo de educação e tem importância estratégica no Estado. Também temos Rio das Ostras que é o segundo município que mais cresceu nos últimos quatro anos, segundo dados do IBGE, portanto é uma região em franca expansão que demanda investimentos, principalmente na área de educação e qualificação profissional”, destacou o deputado.

Entre os dados apresentados está a dificuldade de matrícula no 1º ano do ensino médio e a quantidade de alunos em salas de aulas, que excede a 45 estudantes em toda região. Sabino aproveitou o encontro para solicitar a abertura de vagas na escola de Casimiro de Abreu. A mudança da coordenadoria, de acordo com o deputado, prejudicaria alunos, professores, diretores e pais de alunos de todos os municípios atendidos pela Coordenadoria.

Segundo explicou o deputado, as 30 coordenadorias que existem no Estado serão reduzidas para 14 unidades, que abrangerão as regionais pedagógicas e administrativas. Na nova proposta, as cidades seriam atendidas pela sede Norte Fluminense em Campos dos Goytacazes, e Casimiro de Abreu está incluído entre os municípios atendidos pela sede da Região Serrana II em Nova Friburgo.

RESPOSTA- Na próxima terça-feira, dia 1º, haverá uma audiência pública na Alerj com o secretário de Educação. “Espero que até lá já tenhamos alguma resposta”, frisou Sabino, explicando que Wilson Risolia levou os dados e ficou de avaliar a situação o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário